O porque da Adoção Simbólica.

   A APATA trata e mantém todos os animais que ficam sob a guarda da entidade. Os animais que não são adotados, normalmente por possuírem algum problema de saúde, idade avançada, os considerados "feios" ou outros motivos que dificultem sua adaptação em um novo lar, permanecem conosco. Portanto precisamos de ajuda para a manutenção dos mesmos.

   Manter esses animais é um dos trabalhos mais difíceis que a entidade realiza e um dos mais incompreendidos, visto que muitas pessoas acreditam que se deve priorizar "apenas" animais saudáveis com chances de adoção. Porém a APATA defende que todos os animais resgatados têm direito a uma vida digna, mesmo portando deficiências e doenças crônicas.

    A APATA não recomenda a eutanásia para animais idosos ou deficientes (físicos, auditivos, visuais ou mentais) que estejam em boas condições de saúde. Estes animais, mesmo necessitando de alguns cuidados especiais, podem usufruir de boa qualidade de vida recebendo conforto, carinho e um abrigo seguro e adaptado às suas condições.